-As principais características das obras de Tarsila eram o uso de cores
vivas, tinha influência do cubismo, fazia abordagens de temas sociais,
cotidianos e paisagens do Brasil, ainda usava uma estética fora de padrão, que
era influencia do surrealismo na fase antropofágica.
Sua história ficou marcada devido a grandiosidade e
importância de seu conjunto artístico, onde à tornou uma das grande figura
artística do Brasil de todos os tempos.a sua primeira obra foi o ‘’sagrado o coração
de jesus’’.
Telas:
“Minha força vem da lembrança da infância na fazenda, de correr e subir em árvores. E das histórias fantásticas que as empregadas negras me contavam.”
Tarsila do Amaral
Coração de Jesus (1926)
A Lua (1928)- Este quadro era o
preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou
o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
A Negra (1923)- Esta
tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger.
A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos,
dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos
cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da
Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes,fez parte da
infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras,
geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que
cuidavam das crianças.
Abaporu (1928)- Este é
o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para
dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando
viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp.
Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de
excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e
batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu
o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de
"deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro.
Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira
e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar
a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a
tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000.
Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
Antropofagia (1929) - Nesta tela temos a junção do "Abaporu" com "A
Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se
de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador Eduardo
Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro e
já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais
donos).
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Chapéu Azul (1922)- Esta tela foi realizada
depois de Tarsila frequentar o ateliê de Emile Renard. As telas dessa época
possuem uma grande suavidade e uma atmosfera lírica.
Cartão Posta
Pátio com Coração de Jesus (1921)
O Lago (1928)- Maravilhosa
tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu
sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.
O Pescador (1925)- Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema
bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e
vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi
comprado pelo governo russo.
Religião Brasileira
(1927)- Certa vez Tarsila chegou de viagem da Europa, desembarcou no
porto de Santos e foi comprar doces caseiros em uma casinha bem simples de
pescadores. Ao entrar observou um pequeno altar com vários santinhos,
enfeitados por vasinhos e flores de papel crepom. Achou aquilo tão pitoresco e
pintou esta maravilhosa tela.
Dentre outras telas pintadas por Tarsila estão:
Vendedor de Frutas
(1925)
Caipirinha (1923)-
Paisagem com Touro (1925)
A Família (1925)
A Feira I (1924)
Morro da Favela (1924)
A Cuca (1924)-Tarsila pintou este quadro no começo de 1924 e
escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem
brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do
mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é
também considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi
doado por ela ao Museu de Grenoble na França.
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Natureza-morta com relógios (1923)
Estudo (Nú) (1923)
Retrato de Oswald de Andrade (1923)
Palmeiras (1925)
Rio de Janeiro (1923)
Romance (1925)
São Paulo – Gazo (1924)
São Paulo (1924)
Manteau Rouge (1923)
“Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo.”
Tarsila do Amaral
AMEI!!!!
ResponderExcluirUm aluno fez com que eu me apaixonasse pelas obras de Tarsilia do Amaral, e começou com o ABAPORU! Ela era uma mulher transparente na pintura.
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