terça-feira, 18 de março de 2014

Obras de Tarsila do Amaral


-As principais características das obras de Tarsila eram o uso de cores vivas, tinha influência do cubismo, fazia abordagens de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil, ainda usava uma estética fora de padrão, que era influencia do surrealismo na fase antropofágica.

Sua história ficou marcada devido a grandiosidade e importância de seu conjunto artístico, onde à tornou uma das grande figura artística do Brasil de todos os tempos.a sua primeira obra foi o ‘’sagrado o coração de jesus’’.

Telas: 

“Minha força vem da lembrança da infância na fazenda, de correr e subir em árvores. E das histórias fantásticas que as empregadas negras me contavam.”
        Tarsila do Amaral

       
     Coração de Jesus (1926)

   A Lua (1928)- Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

    A Negra (1923)- Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes,fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.
                        
    Abaporu (1928)- Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
           
  Antropofagia (1929) - Nesta tela temos a junção do "Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador Eduardo Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais donos).

    Auto-retrato (1924)- Auto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato.


    Chapéu Azul (1922)- Esta tela foi realizada depois de Tarsila frequentar o ateliê de Emile Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma atmosfera lírica.

    Cartão Posta

l (1928)- Vemos a lindíssima cidade do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela.

                                             
                                           Pátio com Coração de Jesus (1921)

    O Lago (1928)- Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.

   O Pescador (1925)- Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.


                                                                 Operários (1933) -                                                                


  O Ovo ou Urutu (1928)Nesta tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.



   Religião Brasileira (1927)- Certa vez Tarsila chegou de viagem da Europa, desembarcou no porto de Santos e foi comprar doces caseiros em uma casinha bem simples de pescadores. Ao entrar observou um pequeno altar com vários santinhos, enfeitados por vasinhos e flores de papel crepom. Achou aquilo tão pitoresco e pintou esta maravilhosa tela.

 


 Dentre outras telas pintadas por Tarsila estão:

                                                        Vendedor de Frutas (1925)


     Caipirinha (1923)-


Paisagem com Touro (1925)


        A Família (1925)
 


 A Feira I (1924)   


 Morro da Favela (1924)



  A Cuca (1924)-Tarsila pintou este quadro no começo de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é também considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado por ela ao Museu de Grenoble na França.


Natureza-morta com relógios (1923)



 Estudo (Nú) (1923)


   Retrato de Oswald de Andrade (1923)


     Palmeiras (1925)


  Rio de Janeiro (1923)



  Romance (1925)



   São Paulo – Gazo (1924)



  São Paulo (1924)



  Manteau Rouge (1923)


“Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo.” 

     Tarsila do Amaral

2 comentários:

  1. Um aluno fez com que eu me apaixonasse pelas obras de Tarsilia do Amaral, e começou com o ABAPORU! Ela era uma mulher transparente na pintura.

    ResponderExcluir