Arte cubista: Esta arte teve uma grande influência de Cézane. Um objeto pode estar parado ou em movimento dependendo da perspectiva em que está desenhado.
O pintor cubista tenta
representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas
geométricas, com o predomínio de linhas retas.
Não
representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se
movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e
por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Principais
características:
*
geometrização das formas e volumes;
*
renúncia à perspectiva;
* o
claro-escuro perde sua função;
*
representação do volume colorido sobre superfícies planas;
*
sensação de pintura escultórica;
* cores
austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um
castanho suave.
Les Demoiselles d'Avignon, Pablo Picasso.
Expressionismo: As características do expressionismo são: o distanciamento da figuratividade; a ilusão da tridimensionalidade; o resgate das obras primitivas e a utilização de cores e traços fortes. Como o interesse do movimento é projetar uma reflexão subjetiva, é comum o retrato de seres humanos solitários e sofredores, onde a intenção é de captar estados mentais, que podem ser vistos em vários quadros de personagens deformados, como o ser humano desesperado sobre uma ponte de O Grito, do norueguês Edvard Munch, um dos representantes do movimento.
O
principal precursor do movimento foi o pintor holandês Vicent van Gogh, que
empenhou em recriar a beleza do ser humano e da natureza por meio da cor, que
para ele consistia no elemento essencial da pintura. O movimento recebeu o nome
de expressionismo no ano de 1991.
Vicent Van Gogh, O Grito.
Surrealismo:
Foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920,
inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no
período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. O surrealismo enfatiza o papel
do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma
arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O
poeta e crítico André Breton (1896-1966) era o principal líder e mentor deste
movimento.
As
características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, do
irreal e do inconsciente. Entre muitas das suas metodologias estão a colagem e
a escrita automática. Segundo os surrealistas, a arte deve libertar-se das
exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, procurando
expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.
A tentação de Santo Antônio, Salvador Dalí.
Futurismo: Como o próprio nome já diz, o Futurismo é a vanguarda européia com temática futurista, como a exaltação da tecnologia, da máquina, da indústria em geral.-Os manifestos traziam rompimento com a norma culta, com a gramática tradicional e apresentava versos livres e linguagem sem apego a normas.-As idéias futuristas chegaram ao Brasil através do escritor Oswald de Andrade em sua viagem à Europa. Contudo, Andrade teve contato com o Futurismo antes da adesão de Marinetti, principal divulgador dessa vanguarda, à ideologia fascista. Oswald é, portanto, o escritor responsável pela introdução do ideário futurista no Brasil, porém, com uma denotação mais suave do que o original europeu
Higiene do mundo
movimento
Poesia
*substantivos
* Frases nominais
*Caótica
*Sem pontuação
Dadaismo: O Dadaísmo surge em meio à guerra, em 1916, do encontro de um grupo de refugiados (escritores e artistas plásticos) com o intuito de fazer algo significativo que chocasse a burguesia da época.
Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das conseqüências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.
A literatura tem como características: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso do nonsense, ou seja, da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.
*Improviso